sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011


Este excesso de realidade me confunde.
Jonathan falando:
parece que estou num filme.
Se eu lhe dissesse você é estúpido
ele diria sou mesmo.
Se ele dissesse vamos comigo ao inferno passear
eu iria.

Adélia Prado




Já notou que eu te amo
ou você pensa
que toda vez que eu ligo
é por engano?
já sacou que é meu vício
minha droga
meu barato
ou vou ter que curtir a rebordosa
em algum hospício?
pra me deixar normal
só uma overdose de você
pra me pirar legal
só uma dose dupla desse mal

Alice Ruiz 


Foto: Keira Knightley

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011




O que você jogou fora
é para poucos
O meu mal foi jogar
pérolas aos porcos..

Alice Ruiz

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

.. Vô ..

     E traduzir toda essa melancolia é difícil nos dias normais, onde eu tropeço nas minhas diferenças todos os dias sem entender ao certo o que me acontece. Hoje é saudade. Saudade e um pouco de medo, arrependimento, acho que até mesmo remorso.
     Hoje seria aniversário da pessoa que mais me amou nessa vida, a que fez com que a minha cabeça não fosse ainda pior do que é, a fez menos complicada. Muito embora até hoje me questione se fiz pelo menos um pouco por merecer do muito que fez por mim. Vô, eu não sei se de onde o senhor está, pode ver o meu coração, mas espero que veja, da forma que vejo em mim, que estou um pouquinho melhor, que estou crescendo todos os dias, que sinto sua falta, mas que sinto ainda mais a felicidade de ter tido a sua sabedoria por tanto tempo, por ter tido a sua proteção, o seu carinho tão especial, tão diferente de tudo o que tive na minha vida até hoje. Porque, acima de tudo, você foi a pessoa que me ensinou que amor não precisa ser meloso, mas precisa cuidar, precisa proteger, precisa ajudar. E, a duras penas, também foste tu que me ensinastes que amor, por melhor que seja, um dia tem que ir pra nos fazer aprender o que falta a nós mesmos e que com a presença não aprenderemos.
     Espero ter sido uma neta boa, mesmo sabendo que poderia ser melhor e que nunca seria suficiente. Não há um dia que algo em mim não te reflita, porque o melhor de mim veio das tuas mãos e tuas palavras. Muito obrigada por tudo e.. Feliz Aniversário!!

..


    Hoje minha vontade era me mandar num envelope, copiar o primeiro endereço que encontrasse por aí no destinatário e sair de onde estou. Vontade de não ser eu, de agir diferente, de ser diferente, de sentir diferente. Diferente.
     Quando a vida é muito igual, muito comum, não importa que a gente seja feliz, importa saber que podemos mudar alguma coisa, que nós fazemos tudo o que acontece com a gente, que nós não controlamos o que sentimos, mas que podemos fazer diferente. E hoje eu só queria aterrisar numa grama fria e desconhecida e dormir. Não ver os rostos de todo dia, nem ter conversas banais, comuns, de todos os dias, todo o tempo. Pelo menos hoje eu queria não ser banal.
      Porque em mim eu carrego todos os sonhos do mundo, não um coração morto que trabalha pra comer e come pra dormir. Na verdade eu queria poder voar.. E voaria daqui pra muito longe, por muito tempo, sem tempo pra voltar.
     Seja tristeza, confusão, problemas maiores, menores, futilidades.. O que for. Todos queremos ir longe quando parece que não temos controle das coisas, ou mesmo que não podemos resolvê-las. E tem aqueles dias em que um vazio muito cheio nos faz querer explodir de ôco.
     E hoje acordei assim, vendo a minha vida perfeita não ser tão perfeita assim. Olhar os meus passos e ver que não é tudo tão certo, nem tão firme. E hoje eu quis ir pra longe pra não olhar pra mim mesma e sentir o que sempre insisto em não reconhecer: medo.
     E não, eu não posso me enfiar dentro de um envelope. Não, eu não posso voar. Não, eu não posso fugir. Não, eu não posso agir como se tudo o que eu quero fazer fosse possível. O que eu posso fazer? O que eu sempre faço: Encarar os meus medos de frente.
     E sim, a gente quebra a cara quando faz isso, mas fica mais forte. Cair e levantar é o melhor exercício para sempre lembrarmos o quanto somos responsáveis pelas nossas atitudes e pelas porcarias que insistem em nos acontecer. E eu sei que nunca vou sentir diferente. Pode ser que sinta de forma mais amena, mas diferente nunca. Nunca vou mudar a forma como as pessoas me afetam ou me decepcionam, mas posso tentar não precisar tanto delas pra ficar bem e de pé. Até porque sei de uma pessoa que nunca vai me querer caída e sozinha: Eu. Por mais que eu queira me enganar, essa é a única pessoa que vai estar comigo sempre, aconteça o que acontecer. No mais são sonhos e esperanças. No mais é espera e suor. No mais, eu não posso ter certeza de todos os diferentes do mundo, mas conheço o meu igual.


Canta
Saudade é tanta
Não vai passar se você cantar
Mas quanto mais se canta
Mais vontade de cantar
Dança, é só mudança
Não vai parar se você dançar
Mas quando você dança
É você quem vai mudar

Sonha como criança
Ainda dói se você sonhar
Mas pra que a gente acorde
É fundamental sonhar

Alice Ruiz - Fundamental


Eu quero uma licença de dormir,
perdão pra descansar horas a fio,
sem ao menos sonhar
a leve palha de um pequeno sonho.
Quero o que antes da vida
foi o sono profundo das espécies,
a graça de um estado.
Semente.
Muito mais que raízes.

Adélia Prado