sábado, 23 de abril de 2011

Conta-gotas

    

     Hoje eu me permiti acordar e ficar na cama deitada, só pensando na vida. Fiquei sonhando, pensando, pensando, sonhando.. Passando o tempo mesmo!! Hoje eu acordei tão bem. Tão bem que fiquei me perguntando como seria se fosse sempre assim, mas não me perguntei muito não, levantei e levei a minha paz pra rua, fui passear, fui ser feliz hoje.
     Tá bom que não se está assim todo dia, todo tempo, mas deveria ser assim na maior parte do tempo. Hoje eu posso dizer que, diante de tudo o que posso ter hoje, não poderia ser mais feliz. Hoje eu tenho tudo o que uma pessoa que viveu o que vivi precisa para ser feliz. Amor no coração, família, amigos e sonhos. Ah, muitos sonhos!
     Ser feliz? Ser feliz não é sonho, é realidade. Acho que ser feliz é ser um conta gotas.. Felicidade é coisa que se sente aos poucos. Quando acorda de manhã como hoje e sente que tudo está no lugar. Quando olha pro lado e vê que está com quem ama, que sua família está cada vez mais presente na sua vida, que você consegue ser cada vez mais sincera com as pessoas e consigo mesma, acima de tudo consigo mesma. Quando você vê que a sua vida hoje é tão tranquila, tão serena e, onde as coisas eram apenas tempestades, são bem mais fáceis, você tem mais coragem pra sonhar, pra viver, pra buscar.. Você acredita!
     Você acredita que hoje vive um grande amor, não o que se vê nos filmes, mas o que existe de verdade, sem os enfeites dos filmes. E que às vezes você chora, briga, mas você ri, sonha, constrói a sua vida e os seus momentos todos os dias. tropeça, levanta e anda, segue, porque a vida; Ela segue com você ou sem você.
     Mas sinto que hoje estou andando no ritmo que a minha vida tem que andar, sonhando com o que o meu coração precisa e lutando pra conseguir. E eu amo mais os meus amigos, porque vejo que eu sou mais eu mesma e eles me amam mesmo assim. Amo brincar e rir com eles, com a minha família, com o meu amor. Cada vez mais eu entendo a importância de não ser sozinho; Às vezes sinto medo da solidão, mas entendo também que esse medo faz parte do meu amadurecimento. Parar nunca mais!! E saber disso, saber que eu quero seguir, me leva adiante.
     Porque viver é isso, é ver as coisas que ficam, as coisas que seguem com a gente, e entender que existem coisas que são importantes, mas não são pra vida inteira. Assim como existem pessoas que não são pra vida inteira. Hoje sei que o que tenho presente hoje na minha vida, as pessoas presentes, são os meus presentes, são as pessoas que eu preciso de verdade pra seguir. Felicidade é coisa que começa dentro, mas precisa de coisas de fora pra fluir. As minhas pessoas de hoje, as coisas de fora, são as melhores coisas que já tive pra ajudar a fluir as de dentro e eu só posso agradecer a Deus, porque eu sou sim, muito feliz! E amo a todos, de todo o coração por me ajudarem a ser uma pessoa melhor.
    E tem tanta gente por aí achando que tem que entender tudo, que buscar tudo, antecipar tudo, alegria, dor, sofrimento. A essas pessoas eu só posso dizer: experimente viver.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

"A humildade consiste no conhecimento perfeito daquilo que somos e que podemos, sem fantasiar-nos com qualidades que não temos.
Humildade não é posição de corpo nem tom de voz: é posição de espírito, que sabe o que é e o que pode, e não precisa manifestar-se aos outros: vale para si mesmo."

Carlos Torres Pastorino 

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.
Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato."

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo. 

Martha Medeiros

terça-feira, 19 de abril de 2011



"E você me olha com essa carinha banal de "me espera só mais um pouquinho". Querendo me congelar enquanto você confere pela centésima vez se não tem mesmo nenhuma mulher melhor do que eu. E sempre volta."

  ]Tati Bernardi [

Foto: Christina Aguilera

segunda-feira, 18 de abril de 2011



Eu triste sou calada
Eu brava sou estúpida
Eu lúcida sou chata
Eu gata sou esperta
Eu cega sou vidente
Eu carente sou insana
Eu malandra sou fresca
Eu seca sou vazia
Eu fria sou distante
Eu quente sou oleosa
Eu prosa sou tantas
Eu santa sou gelada
Eu salgada sou crua
Eu pura sou tentada
Eu sentada sou alta
Eu jovem sou donzela
Eu bela sou fútil
Eu útil sou boa
Eu à toa sou tua.

Martha Medeiros

domingo, 17 de abril de 2011



Ou estarei apenas adiando o começar a falar? Por que não digo nada e apenas ganho tempo? Por medo. É preciso coragem para me aventurar numa tentativa de concretização do que sinto. É como se eu tivesse uma moeda e não soubesse em que país ela vale. Será preciso coragem para fazer o que vou fazer: dizer. E me arriscar à enorme surpresa que sentirei com a pobreza da coisa dita. Mal a direi, e terei que acrescentar: não é isso, não é isso! Mas é preciso também não ter medo do ridículo, eu sempre preferi o menos ao mais por medo também do ridículo: é que há também o dilaceramento do pudor. Adio a hora de me falar. Por medo? E porque não tenho uma palavra a dizer.
Clarice Lispector
Foto: Christina Aguilera

sábado, 16 de abril de 2011

Tele-Fome

 
Não alimento amor por telefone, isso é ilusão
                 Não adianta falar de amor ao telefone,
isso é ilusão
Pra que tanto telefonema se o homem inventou o avião
Pra você chegar mais rápido ao meu coração
(...)
A fome de amar é real, não se traduz em fios
Meu ouvido não ama, apenas ouve os seus reclames
Vou desligar, não me ligue mais
A obrigação da tua voz é estar aqui
Vou desligar, não me ligue mais
A obrigação da tua voz é estar aqui...

Telefone - Jota Quest

Muitos disseram que se quisermos mudar nosso mundo, devemos começar por mudar a nós mesmos. Isso soa tão simples, mas... parece ser tão difícil fazer!
Nós estamos sempre buscando a felicidade que as pessoas podem nos oferecer, e esquecemos de que precisamos oferecer felicidade também.
Aliás, devemos mais ofercer do que receber, por que é assim que se transforma realmente as coisas. E eu sei que é difícil oferecer sem desejar recompensas, sei que é horrível quando somos vítimas de ingratidão, mas precisamos mantermo-nos firmes no propósito de mudar nossa realidade.
Não, nós não podemos desistir ao primeiro desencanto, à primeira decepção. Aliás, não devemos desistir de maneira alguma! Pois se desistirmos de mudar o mundo através de nossa própria mudança, estaremos somando para que o exército da indiferença, da injustiça e da iniquidade prevaleça.
Nós precisamos ser fortes! Precisamos querer mais do que alcançar bençãos, temos que ser a própria benção. Só assim realmente mudaremos o mundo. 

Augusto Branco

sexta-feira, 15 de abril de 2011



Agora?? Eu estou feliz! 
Melhor? Eu estou ME fazendo feliz! 
Nesse momento, eu não preciso de mais nada, 
mas não ia fazer mal te ter aqui..



Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.

Saudade é não querer saber. Não querer saber se ele está com outra, se ela está feliz, se ele está mais magro, se ela está mais bela. Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e ainda assim, doer.  

Martha Medeiros

Quem se apaixonou por um falsário, tem que desconstruí-lo para se desapaixonar. É um sufoco. Exige que você reconheça que foi seduzido por uma fantasia, que você é capaz de se deixar confundir, que o seu desejo de amar é mais forte do que sua astúcia. Significa encarar que alguém por quem você dedicou um sentimento nobre e verdadeiro não chegou a existir, tudo não passou de uma representação – e olha, talvez até não tenha sido por mal, pode ser que esta pessoa nem conheça a si mesma, por isso ela se inventa.

A gente resiste muito a aceitar que alguém que amamos não é, e nem nunca foi, especial. Que sorte quando a gente sabe com quem está lidando: mesmo que venha a desamá-lo um dia, tudo o que foi construído se manterá de pé.

Martha Medeiros







"Eu não preciso de você nem pra andar e nem pra ser feliz, mas como seria bom andar e ser feliz ao seu lado"

Tati Bernardi

quinta-feira, 14 de abril de 2011


"Te amo mesmo, talvez pra sempre. Mas nem por isso eu deixo de ser feliz ou viver minha vida. Foda-se esse amor. E foda-se você."

Tati Bernardi




Nunca é tarde demais pra começar tudo de novo...

                                                Raul Seixas

quarta-feira, 13 de abril de 2011


Morre lentamente
Quem não vira a mesa quando está infeliz
Com o seu trabalho, ou amor,

Quem não arrisca o certo pelo incerto
Para ir atrás de um sonho,

Quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, 
Fugir dos conselhos sensatos...

Viva hoje !
Arrisque hoje !
Faça hoje !
Não se deixe morrer lentamente !

NÃO SE ESQUEÇA DE SER FELIZ 

Martha Medeiros



"Mas chega, se não houve troca, chega, porque amar sozinho é solitário demais, abandono demais, e você está nessa vida para evoluir, mas não para sofrer.Hoje eu acordei sem ter quem amar, mas aí eu olhei no espelho e vi, pela primeira vez na vida, a única pessoa que pode realmente me fazer feliz. "

Tati Bernardi
Foto: Christina Aguilera







"Quem inventou a distância nunca sofreu a dor de uma saudade!"


Com os dedos gastos de cavucar a terra à procurar raízes, simplesmente calo e contemplo o amanhecer do instante. O amanhã a gente reiventa.

Camila Custodio

terça-feira, 12 de abril de 2011

"Eu nunca vou entender porque a gente continua voltando pra casa querendo ser de alguém, ainda que a gente esteja um ao lado do outro. Eu nunca vou entender porque você é exatamente o que eu quero, eu sou exatamente o que você quer, mas as nossas exatidões não funcionam numa conta de mais...

Mas aí, daqui uns dias.... você vai me ligar. Querendo tomar aquele café de sempre, querendo me esconder como sempre, querendo me amar só enquanto você pode vulgarizar esse amor. Me querendo no escuro. E eu vou topar. Não porque seja uma idiota, não me dê valor ou não tenha nada melhor pra fazer. Apenas porque você me lembra o mistério da vida. Simplesmente porque é assim que a gente faz com a nossa própria existência: não entendemos nada, mas continuamos insistindo."

Tati Bernardi

 "Sou pessoa de dentro pra fora. Minha beleza está na minha essência e no meu caráter. Acredito em sonhos, não em utopia. Mas quando sonho, sonho alto. Estou aqui é pra viver, cair, aprender, levantar e seguir em frente.
Sou isso hoje...
Amanhã, já me reinventei.

Reinvento-me sempre que a vida pede um pouco mais de mim.
Sou complexa, sou mistura, sou mulher com cara de menina... E vice-versa. Me perco, me procuro e me acho. E quando necessário, enlouqueço e deixo rolar...
Não me dôo pela metade, não sou tua meio amiga nem teu quase amor. Ou sou tudo ou sou nada. Não suporto meio termos. Sou boba, mas não sou burra. Ingênua, mas não santa. Sou pessoa de riso fácil...e choro também!"

Tati Bernardi

A TODOS...

A todos trato muito bem
sou cordial, educada, quase sensata,
mas nada me dá mais prazer
do que ser persona non grata
expulsa do paraiso
uma mulher sem juízo
que não se comove
com nada
cruel e refinada
que não merece ir pro céu, 
uma vilã de novela
mas bela, e até mesmo culta
estranha, com tantos amigos

e amada, bem vestida e respeitada
aqui entre nós
melhor que ser boazinha é não poder ser imitada.

Martha Medeiros

Foto: Christina Aguilera


Por que ser o mesmo o tempo todo? Não! Quero me reinventar a cada dia. Quero nascer a cada amanhecer com um novo ser, um novo sentir, um novo viver. Não se trata de mascaras, e sim de diversão. Uma brincadeira sincera de ser eu mesma das minhas mais diversas maneiras de ser. Que entre em mim as mais diversas músicas, novelas, peças, danças.. e com elas os mais variados sentimentos. Quero ser plena de tudo, da paz.. da dor. Quero poder viver, ao fundo, de tudo. Quero ser intensa em tudo. E poder dizer, SIM.. eu vivi tudo que podia viver.

Tamillis Rodrigues

segunda-feira, 11 de abril de 2011

"Digo que perdôo, ofereço cafezinho, lembro dos bons momentos, digo que os ruins ficaram no passado, que já não lembro de nada, pessoas maduras sabem que toda mágoa é peso morto: FAZ DE CONTA QUE EU NÃO SOFRO."

] Martha Medeiros [

Acordar de manhã arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite é prejudicial à saúde!
E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda!
Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não há tomate ou mussarela que previna.
Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém a trapalhando sua visão, nenhum celular 
tocando e o filme ser espetacular, uau!  Cinema é melhor pra saúde do que pipoca!  Conversa é melhor do que piada.  Exercício é melhor do que cirurgia.  Humor é melhor do que rancor.  Amigos são melhores do que gente influente.  Economia é melhor do que dívida.  Pergunta é melhor do que dúvida.
Sonhar é melhor do que nada!

Martha Medeiros

E é inútil procurar encurtar caminho e querer começar já sabendo que a voz diz pouco, já começando por ser despessoal. Pois existe a trajetória, e a trajetória não é apenas um modo de ir. A trajetória somos nós mesmos. Em matéria de viver, nunca se pode chegar antes. A via-crucis não é um descaminho, é a passagem única, não se chega senão através dela e com ela. A insistência é o nosso esforço, a desistência é o prêmio. A este só se chega quando se experimentou o poder de construir, e, apesar do gosto de poder, prefere-se a desistência. A desistência tem que ser uma escolha. Desistir é a escolha mais sagrada de uma vida. Desistir é o verdadeiro instante humano. E só esta, é a glória própria de minha condição. A desistência é uma revelação.

Clarice Lispector

Acordar ao seu lado, esse eterno amanhecer por dentro, um sol interno tão aceso, essa alegria gratuita. E existe algo em nós que é tão recíproco, cúmplice e intenso. Dos nossos olhares que dizem tanto sobre tudo, silenciosamente. Um movimento de corpo que é tão ao encontro o tempo todo. Da compreensão e paciência a que nos dedicamos diariamente. E o amor que permeia tanta poesia, e a poesia que se entrega inteira pras palavras que querem dizer do abraço. Seu corpo tão moldado ao meu, natureza líquida de água e jarro. Você me conduzindo à fonte de todas as coisas, lá onde o desejo se origina. E nada míngua com o passar do tempo e mesmo acreditando não ter mais espaço, cresce, flui, se imensa clareando o que era escuro e frio. Cada vez mais e mais eu preciso dizer do amor. Dessa ternura delicada. Cada vez mais o amor sendo a melhor experiência. Cada vez mais eu percebendo que se nada no mundo é definitivo, nossa história eu sei perene. Uma primavera inaugurada a cada dia. E mesmo que nada possa ser eterno, mesmo que o "pra sempre" não exista, eu sei que vou seguir te amando, pelo menos, pelos próximos 99 invernos.

(E se ainda eu não consigo explicar você pra mim, eu simplesmente aceito e agradeço).

Marla de Queiroz

Amanhecer

Levanta a cortina dos teus olhos
Contempla a maravilha do amanhecer
A vida é uma criança,
esperta, bonita, inteligente
Passa correndo, é preciso ver
Acredita, enquanto há tempo:
não existe dor sem alento
nem tristeza tão longe da alegria
quando a luz de cada dia,
acende a vida,
iluminando o amanhecer
Não vacila, toma posse
da imensa alegria de viver.


Ivone Boechat





O que será ser só
Quando outro dia amanhecer?
Será recomeçar?
Será ser livre sem querer?

Chico Buarque

domingo, 10 de abril de 2011

Um balaio sem sentido..

     O que é ser feliz pra você? Acho que pra mim essa coisa toda de felicidade perdeu o sentido. O que eu sei? Que estou viva. Se me cortam, o sangue escorre. Não, não há razão pra gritar. Como antes, não existe razão pra correr. Olho ao redor e tudo é silêncio, tudo e vazio e solidão.
     E não há razão pra entender, apenas pra se adaptar. De novo. Quando a gente pensa que pode voar é que as coisas começam a dar errado. Enquanto a gente sonha e o pezinho tá lá, sentindo o chão, tá tudo bem; Quando a gente começa a achar que tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, e esquece de ver se o pé tá no chão é que as coisas começam a dar errado.
     Porque tudo é feito pra dar errado, a gente é que luta pra fazer dar certo. Mas sonhar, sonhar é vazio demais. Brigar pelo que se quer é que se quer é que faz a diferença. Eu achei que tinha encontrado o meu lugar, agora acho que não, mas tenho uma idéia de onde seja e a certeza de que não é aqui.
     Não é fácil ver que vou ter que começar tudo de novo, construir tudo de novo, tijolo por tijolo, de uma coisa que demorei anos pra construir. Antes eu achava que não era algo bom, mas hoje vejo que foi o que me ajudou a sobreviver. E quem me vê assim pensa que foram poucas coisas, poucas palavras, quando isso é apenas a ponta do iceberg. Amar, a gente ama, mas a cada dia esse amor vai se adaptando no desespero de sobreviver e um dia a gente acorda e se pergunta: Isso é amor? Amar é ter que se adaptar todo dia, ajeitar todo dia, disso a gente sabe. Mas amor é deixar de ser o que você é? Deixar de ficar triste com o que te deixa triste, deixar de reclamar com algo que te machuca? Amor é dar a outra face todas as vezes e receber o tapa, e dar novamente o outro lado num ciclo sem fim? Amor é viver no silêncio porque não suporta o conflito? Amor é sentir saudade e procurar fazer outra coisa porque sentir saudade deixa triste porque a saudade nunca morre, mas a gente morre a cada dia um pouquinho? Amor é fingir que, de repente, tudo ficou mais interessante sem você, estar com você tem hora marcada, tempo predeterminado e num se faz nada pra ser mais tempo? Amor é ter tempo pra ver depois da novela das 8, depois do futebol com os amigos, depois de beber, depois de ler mais um capítulo daquele livro que está lhe prendendo? Amor é quando tudo lhe prende melhor, menos a pessoa que você diz que ama? O que é amor?
     O amor está no olho, no coração, no desejo, onde está o amor? O amor está dentro da gente ou das coisas que deixamos de fazer por quem amamos? Como a gente diz pra alguém que ama que não sabe mais o que é amar? Como a gente diz que o amor que sente num sabe mais chegar, num sabe mais falar, nem fazer planos? Quando a gente deixa de fazer planos, o amor acaba? Quando a gente deixa de estar junto sempre pra ficar de vez em quando, o amor acaba? Quando o chop da sexta, a farra do sábado fica na frente do edredon junto com a pessoa que a gente acha que ama, é porque o amor acabou? Como a gente pode ter certeza que o amor acabou?
      Quando a gente passa a vida inteira achando que está sozinha, isso é realidade, vai de cada um, do que cada um passa, vai do pai, da mãe. Quando a gente acha que encontrou alguém e que esse alguém é tão seu que você nunca mais vai saber o que é solidão. Isso tem outro nome. Dizem que é felicidade, porque ninguém quer ficar realmente sozinho. De todos os males do mundo, a solidão sempre vai ser o mais temido. Mas todos somos sós. Até que encontramos alguém que nos faz acreditar que não vai ser assim.
     Algumas vezes isso se chama amizade, algo que dura a vida inteira. Você fica longe, mas nunca se vê realmente sozinho. Tu corre, liga e pede ajuda, conversa e depois desliga o telefone. Pode ser que se encontre, que peça conselhos, que agradeça ao seu Deus de fé por ter aquela pessoa na sua vida, mesmo que não todo o tempo. Aquela amizade, é uma amizade feliz. Estar com alguém quando essa pessoa mais precisa ou vice-versa é um sinal de que nem tudo no mundo é tão complicado. Amizade compensa.
     Mas o que a gente faz com aquele amor que martela machucando tudo? O que a gente faz com aquele amor que dói, que não passa e que tem a impressão de que não vai passar, não vai mudar? O que a gente faz quando a gente deixa de achar que vai ser sozinha pra sempre e passa a achar que vai ficar velhinha com alguém e se sente feliz e em paz por ter encontrado alguém tão especial e único e essa pessoa, de repente, começa a esquecer de ser, pouco a pouco, a sua pessoa? Como a gente faz pra entender que ninguém é de ninguém? Que você não é dele, ele não é seu e só ficam juntos enquanto quiserem, enquanto um faz bem e que estar bem com o outro? O que você faz pra entender de uma vez que amar é fazer planos, é querer ficar junto pra sempre e que, quando você não faz mais planos, mesmo que forçadamente, você tá matando as coisas que estavam crescendo? Como você diz as coisas sem ser ridícula? Como você explica que amar é ridículo? Como você diz que se a pessoa não quer estar com você até debaixo de chuva de canivete ela não quer estar de verdade? Como você faz entender que amor frio é como café frio, vai pro lixo, não se requenta? Como você faz pra parar de escrever um texto que não alivia nada, não diz nada, não pára a dor nem te faz ser entendida? De todo esse texto, essa é a única coisa que eu sei. Assim.